7 de jun. de 2008

Questões da apostila (fundamentos sociológicos)

Capítulo 11.Pesquise em jornais e revistas exemplos de comportamento sociais. Escreva o título do assunto, a data e o nome do veículo de comunicação que você usou. Cole seu recorte ou escreva um resumo do texto. Faça um comentário pessoal sobre o tema pesquisado.


2.Defina o conceito, o objeto e o objetivo das Ciências Sociais.

As ciências sociais são um ramo do conhecimento científico que estuda os aspectos sociais do mundo humano. Diferenciam-se das artes e das humanidades, pela preocupação metodológica. Os métodos das ciências sociais, como a observação participante e survey, podem ser utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento, não apenas na grande área das humanidades e artes, mas também nas ciências sociais aplicadas, nas ciências da terra, nas ciências agrárias, nas ciências biomédicas, etc. Embora polêmica, é comum a distinção entre qualitativos e quantitativos.

3.Quais são os principais campos de interesse de cada disciplina em que se dividem as Ciências Sociais?

As ciências sociais divide-se em quatro campos principais:Sociologia-Estuda as relações socias e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade .Estudo do grupos e dos fatos sociais.Antropologia-Estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais de uma socidade.Economia-Tem por objeto as atividades humanas ligadas á produção , circulação, distribuição e consumo de bens e serviços.Ciência Política-Ocupa-se da distribuição de poder na sociedade.

4.Cite exemplos de dois fatos sociais explicando suas características.

Podemos classificar como fatos sociais as:
regras jurídicas;
dogmas religiosos;

Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.
Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.

5.Explique uma das contribuições de Durkheim para a análise dos fatos sociais e sua conceituação de Sociologia.

Durkheim e seus colaboradores emanciparam a Sociologia da Filosofia Social e colocou-a como disciplina científica rigorosa. Sua preocupação foi definir o método e as aplicações desta nova ciência. Ele formulou com clareza o tipo de acontecimento sobre os quais o sociólogo deveria se debruçar: os fatos sociais que deveriamser o objeto da Sociologia.
Procurando garantir à Sociologia um método tão eficiente quanto o desenvolvido pelas ciências naturais, Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como coisas, exteriores, deveriam ser medidos, observados e comparados independentemente do que os indivíduos pensassem ou declarassem a seu respeito. Estas formulações seriam apenas opiniões, juízos de valor individuais que podem servir de indicadores dos fatos sociais, mas mascaram as leis de organização social, cuja racionalidade só é acessível ao cientista

Nenhum comentário: