3 de nov de 2008

Globalização: Davos x Fórum Social Mundial.

Charge 1-
Charge 2-



O Fórum Econômico Mundial que acontece na cidade de Davos e reúne a elite mundial para que possa dá uma de ‘bonzinhos’ naquele momento pensando em soluções para liquefazer os problemas do mundo e procurar ajudar de algum modo os paises mais pobres

O fórum social mundial que acontece em Porto Alegre são os paises mais pobres que deixam de lado o material e se reúnem para discutir uma medida eficiente que possa a ser tomada para diminuir as guerras, como melhorara as condições de vida da sua população.

Em Davos podemos dizer que é uma turma que acredita ser capazes de resolver os problemas econômicos e sociais do mundo, ostentando, simultaneamente, poder e medo.

Em Porto Alegre uma turma que acredita ser capazes de resolver os problemas econômicos e sociais do mundo, ostentando simultaneamente, satisfação e arrogância.

Nas charges acaba mostrando esse confronto, a 1ª mostra uma pessoa que tem certo poder aquisitivo maior dizendo para uma outra que não iria mais para o congresso de Davos, certamente porque em Davos estão os mais ricos, as elites, e certamente ele nesse momento já não faz mais parte dessa tal elite, provavelmente iria para o de porto alegre (O fórum social mundial) por pertencer agora aos mais pobres.

Na charge 2 mostra a conseqüência da globalização, onde enfatiza que os paises desenvolvidos estão ao Norte, EUA, Canadá, entre outros países. E os países ao Sul são ‘pouco’ globalizados, não são na verdade potencias mundiais. Mostra claramente que quando se trata de globalização só se pensa na predominância das potencias mundiais (Paises ao Norte).

Nenhum comentário: