3 de nov. de 2008

Globalização: Davos x Fórum Social Mundial.

Charge 1-
Charge 2-



O Fórum Econômico Mundial que acontece na cidade de Davos e reúne a elite mundial para que possa dá uma de ‘bonzinhos’ naquele momento pensando em soluções para liquefazer os problemas do mundo e procurar ajudar de algum modo os paises mais pobres

O fórum social mundial que acontece em Porto Alegre são os paises mais pobres que deixam de lado o material e se reúnem para discutir uma medida eficiente que possa a ser tomada para diminuir as guerras, como melhorara as condições de vida da sua população.

Em Davos podemos dizer que é uma turma que acredita ser capazes de resolver os problemas econômicos e sociais do mundo, ostentando, simultaneamente, poder e medo.

Em Porto Alegre uma turma que acredita ser capazes de resolver os problemas econômicos e sociais do mundo, ostentando simultaneamente, satisfação e arrogância.

Nas charges acaba mostrando esse confronto, a 1ª mostra uma pessoa que tem certo poder aquisitivo maior dizendo para uma outra que não iria mais para o congresso de Davos, certamente porque em Davos estão os mais ricos, as elites, e certamente ele nesse momento já não faz mais parte dessa tal elite, provavelmente iria para o de porto alegre (O fórum social mundial) por pertencer agora aos mais pobres.

Na charge 2 mostra a conseqüência da globalização, onde enfatiza que os paises desenvolvidos estão ao Norte, EUA, Canadá, entre outros países. E os países ao Sul são ‘pouco’ globalizados, não são na verdade potencias mundiais. Mostra claramente que quando se trata de globalização só se pensa na predominância das potencias mundiais (Paises ao Norte).

'Edições do corpo: auto-retrato'

Na sociedade em que vivemos, nesse momento de avanços tecnológicos, eletro-eletrônicos entre outros, virou uma febre entre todas as pessoas o auto-retrato.Que por muitas vezes é para ser aceito em grupos ou para ser admirado ou ate mesmo mostrar um status para o outro.Uma necessidade extrema de auto-afirmação para o mundo.

Quando tirada uma foto como essa, ela certamente será publicada na internet onde existe uma frase bastante usada pelos internaltas ‘Caiu na rede é domínio público.’. A partir desse momento as pessoas estão sujeitas a qualquer julgamento, qualquer classificação.

Essa auto-manipulação do corpo na rede se deu por conta do avanço tecnológico e a acessibilidade as câmeras fotográficas digitais a grande massa. Quando isso acontece a partir daí as pessoas querem ser ao mesmo tempo autênticos e queremos ter um referencial de grupo se apegar.

Com a quantidade ilimitada de fotos que podem ser tiras em uma câmera não existe mais o porquê de não fotografar todos os momentos vividos com o coletivo e também aqueles momentos em que estamos sozinhos. Para alguns pode parecer loucura, solidão, esquizofrenia mas percebendo a complexidade do processo, vê-se que não é assim. Já é quase uma imposição social, como uma identidade virtual. See você não tem fotos é como se existisse para os internaltas.

7 de jun. de 2008

Questões da apostila (fundamentos sociológicos)

1. Em que tipo de situação social vive um eremita?

Um eremita ou ermitão é um indivíduo que, usualmente por penitência, religiosidade, misantropia ou simples amor à natureza, vive em lugar deserto, isolado. O local de sua morada é designado eremitério.

2.Cite dois exemplos de ambientes ou de grupos que contribuem ativamente para a socialização do individuo.

A família é um grupo privilegiado na socialização, uma vez que é ela que constitui a primeira fronteira do indivíduo com o mundo, não podendo também esquecer a importância que as creches pré-escolares têm vindo a assumir. Ainda assim, o grupo familiar não perde a importância, pois é nesta fase, quando a criança ainda é muito jovem que assimila uma grande parte da informação que a tornará socializada (ou seja informação acerca do funcionamento do mundo que a rodeia), mesmo que o faça inconscientemente e por via afectiva e emocional.

A escola vai ganhando o seu destaque, uma vez que é nela que o jovem passa a maior parte do seu tempo. A escola irá moldar o jovem de forma a que preferencialmente se torne um cidadão útil e integro, bem como será meio privilegiado para o contacto com pares.


3.Cite dois exemplos de contatos primários e dois de contatos secundários.

CONTATO PRIMÁRIO :
Família: (Onde há: simpatia, afeição, amor, lealdade, consideração)
Grupo de brinquedo: ( onde as relações são: espontâneas, informais, sentimentais, íntimas, pessoais, intensas, completas, relativamente permanentes, um fim em si mesmas)

CONTATO SECUNDÁRIO:

Cobrador: (Onde há atitudes de indiferentismo, falta de intimidade, de interesse pessoal.)
Vendedor: (onde as relações sociais são: premeditadas, formais, racionais distantes, impessoais, frouxas, fragmentadas, transitórias, antes meios para fins do que um fim em si mesmas)

4.Cite um exemplo de interação social que ocorre na familia.

Passeio em família no parque.

5.Explique a diferença entre interação social e interatividade.

A interação social modifica o comportamento dos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelecem entre eles. “Interatividade” é utilizada por muitos como sinônimo de interação, outros como um caso específico de interação, a interação digital.

6.Escreva um pequeno texto sobre a importância da televisão como meio de comunicação de massa.

A televisão tem o seu papel, que e muito importante nos tempos atuais ela é o principal meio de comunicação. Ela mantém as pessoas informadas. É concerteza o melhor instrumento para a manipulação do povo, seja ela política, religiosa ou para fins de consumo. mantém os indivíduos informados das coisas que acontecem no Brasil e no mundo através dos telejornais é uma ótima forma de entretenimento.

7.Escreva um comentário sobre " A greve de qualquer categoria profissional é uma situação de conflito entre patrões e empregados. Uma sociedade estável, organizada e democrática controla o conflito. Limita-o com regras. As negociações coletivas entre os trabalhadores e a indústria são exemplos de conflitos limitados. Uma grande parte do conflito é canalizada pelos tribunais. Encerrado o conflito, novas relações podem surgir". (R. Boudon & F. Bourricaud. Dicionário crítico de sociologia. São Paulo, Ática, 1993.)

A relação patrão e empregado é muito complicada.Deveria ser uma relação sadia mas infelizmente na maioria dos casos não é o que acontece.Quando o empregado se sente lesado ele procura meios para que o patrão melhores suas condições trabalhistas e aumentando seu salário .Alguns tentam resolver suas situações na justiça mas quando se trata de grandes empresas como empresas de transportes públicos são feitas greves (paralisações) para que assim os seus patrões resolvam mais rápido seus problemas.Mas quem acaba sendo prejudicado com isso é o trabalhador brasileiro que depende desse meio de transporte para chegar até seu local de trabalho.É preciso achar outro meio para se resolver esses problemas, é preciso aprender a conviver em sociedade.

Questões da apostila (fundamentos sociológicos)

Capítulo 11.Pesquise em jornais e revistas exemplos de comportamento sociais. Escreva o título do assunto, a data e o nome do veículo de comunicação que você usou. Cole seu recorte ou escreva um resumo do texto. Faça um comentário pessoal sobre o tema pesquisado.


2.Defina o conceito, o objeto e o objetivo das Ciências Sociais.

As ciências sociais são um ramo do conhecimento científico que estuda os aspectos sociais do mundo humano. Diferenciam-se das artes e das humanidades, pela preocupação metodológica. Os métodos das ciências sociais, como a observação participante e survey, podem ser utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento, não apenas na grande área das humanidades e artes, mas também nas ciências sociais aplicadas, nas ciências da terra, nas ciências agrárias, nas ciências biomédicas, etc. Embora polêmica, é comum a distinção entre qualitativos e quantitativos.

3.Quais são os principais campos de interesse de cada disciplina em que se dividem as Ciências Sociais?

As ciências sociais divide-se em quatro campos principais:Sociologia-Estuda as relações socias e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade .Estudo do grupos e dos fatos sociais.Antropologia-Estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais de uma socidade.Economia-Tem por objeto as atividades humanas ligadas á produção , circulação, distribuição e consumo de bens e serviços.Ciência Política-Ocupa-se da distribuição de poder na sociedade.

4.Cite exemplos de dois fatos sociais explicando suas características.

Podemos classificar como fatos sociais as:
regras jurídicas;
dogmas religiosos;

Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.
Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.

5.Explique uma das contribuições de Durkheim para a análise dos fatos sociais e sua conceituação de Sociologia.

Durkheim e seus colaboradores emanciparam a Sociologia da Filosofia Social e colocou-a como disciplina científica rigorosa. Sua preocupação foi definir o método e as aplicações desta nova ciência. Ele formulou com clareza o tipo de acontecimento sobre os quais o sociólogo deveria se debruçar: os fatos sociais que deveriamser o objeto da Sociologia.
Procurando garantir à Sociologia um método tão eficiente quanto o desenvolvido pelas ciências naturais, Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como coisas, exteriores, deveriam ser medidos, observados e comparados independentemente do que os indivíduos pensassem ou declarassem a seu respeito. Estas formulações seriam apenas opiniões, juízos de valor individuais que podem servir de indicadores dos fatos sociais, mas mascaram as leis de organização social, cuja racionalidade só é acessível ao cientista

5 de jun. de 2008

Sintese das charges




O pobre, o político e o juíz


"Um pobre coitado arrancou um pedaço de casca de árvore de um Parque de Brasília. Precisava fazer um chá para a mulher doente, e não tinha dinheiro para comprar um remédio de farmácia. Foi condenado por crime ambiental, que é inafiançável.Um político rico usa os serviços de um servidor público, contrariando a lei, para disparar dezenas de ações judiciais contra jornalistas desafetos, que a Justiça acata sem maiores discussões. Mais tarde alguém denuncia o político por se servir do funcionário público que não estava de licença, como exige a lei. O político manda dizer que o funcionário/ advogado estava de férias, e o juiz aceita como verdade absoluta. Enoja." (Corrêa Neto, jornalistaSexta-feira, 26 de Outubro de 2007).

  • Como podemos ver no depoimento de Corrêa, há uma evidÊncia de como o brasil é DESIGUAL ... Onde o "pobre" têm desvantagem. Enquanto uma pessoa humilde sem dinheiro pra comprar remédio tirou um pedaço de uma arvoré de um parque, para fazer um chá para mulher doente,foi condenado por crime ambiental, que é inafiançável, enquanto a AMAZÔNIA ta cheia de estrangeiros que criam ONG'S para lucrar dela.


  • De várias maneiras como pegar especies de plantas,ou ate sangue do indios pra vender na internet.Ou proprios brasileiros que estao se beneficiando do nosso BEM que é a amazônia.

  • A corrupção é um problema muito grave e que não sabemos quando vai melhorar só sabemos que prescisamos de um futuro melhor para o brasil!






14 de mai. de 2008

Téoricos da sociologia


Tópicos




Durkheim


- A sociologia para Durkheim era chamada de "Física Social”.

- Social é tudo que é coletivo ao individuo.

- Para compreender o fato social,é presciso se afastar sistematicamente as pré-noções.

- Sendo difícil o SER HUMANO passar por cima dos seus SENTIMENTOS.

Karl Marx

-Chegou à conclusão de que somente a partir do ponto de vista de quem não tem absolutamente nada a perder se pode almejar a vislumbrar a verdade.

-Tudo está em movimento, tudo se transforma, freqüentemente em seu contrário

-A essência é mais significativa que a aparência

-filosofia voltada não apenas à ascensão da classe trabalhadora ao poder, mas à libertação de toda a espécie humana de toda a classe de opressão e exploração

Weber

-chegou à conclusão de que é necessário não tomar partido, separar o “lugar da teoria” do “lugar da prática” em ciência política

-a inteligência deve ser livre de vínculos

-“A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”.

- 'a jaula de ferro do capitalismo...'

Frankfurt

-'Razão e Revolução'

-O Capital é irracional: desiguala os semelhantes e equaliza os dessemelhantes

-Você vale o quanto é capaz de produzir

-Você é avaliado não pela grandeza de sua alma e de seus valores humanos, mas do quanto você tem em bens materiais

25 de abr. de 2008



Síntese de Sociologia





A sociologia é voltada para os problemas que enfrentamos do cotidiano,na sociedade.


Os resultados da pesquisa sociológica não são de interesse apenas de sociólogos. Cobrindo todas as áreas do convívio humano — desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade até o comportamento religioso

Ela procura ter um conhecimento científico sobre a realidade social.
Estabelecendo teorias confrontando-as com a realidade.Quando é colocada em posição critica a sociologia,incomoda pois, como toda ciência revela coisas ocultas.

Uma das preocupações da sociologia é formar indivíduos que tenha seu própio ponto de vista.

Assim como toda ciência, a Sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa.

Perguntas :

  • Será que tem uma forma CERTA de pensar na SOCIOLOGIA?
  • Prescisamos ser sociologos pra entender as questões que no rodeiam no nosso cotidiano?

15 de abr. de 2008

conceitos de sociologia

- sociologia a todo tempo volta-se para os problemas que nós enfrentamos no dia-a-dia.
-a sociologia encomoda muito quando colocada em posição crítica
-a busca principal pelo desenvolvimento de uma imaginação, capacidade de analisar nosso cotidiano

17 de mar. de 2008

Ideologia


Frase do GrupO


A ideologia é uma idéia formada pelo homem a partir da sua observação no meio em que vive.São idéias e valores individuais que o homem tende a seguir.Para seguir é preciso que se tenha alguma razão e não que seja apenas por achar ‘bonitinho’ ou para fazer parte da maioria ou até mesmo da minoria.


Termo tem vários significados em ciências sociais
Renato Cancian

*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação


Nas ciências sociais, filosofia e áreas afins, o termo ideologia é empregado com muita freqüência. Em uma de suas canções, o músico e letrista brasileiro Cazuza fez uma crítica sagaz à ausência de uma ideologia para seguir nos tempos atuais.O verso de Cazuza - "Ideologia. Eu quero uma pra viver" - pode ser nosso ponto de partida para perguntar: mas afinal, qual é o significado desse termo e como ele surgiu?O conceito ideologia foi criado pelo francês Antoine Louis Claude Destutt de Tracy (1754-1836). Este filósofo o empregou pela primeira vez em seu livro "Elementos de Ideologia", de 1801. para designar o "estudo científico das idéias".Destutt de Tracy usou alguns métodos e teorias das ciências naturais (física e biologia basicamente) para compreender a origem e a formação das idéias (razão, vontade, percepção, moral, entre outras) a partir da observação do indivíduo em interação com o meio ambiente.
Novos significados de ideologia
Nas décadas seguintes à publicação do livro de Destutt de Tracy, o termo ideologia foi utilizado com outros significados. Ele também reaparece de maneira recorrente nos estudos dos filósofos e pensadores que fundaram a sociologia.O francês Auguste Comte, criador da doutrina positivista, compartilha da definição de Destutt de Tracy: a ideologia é uma atividade filosófico-científica que estuda a formação das idéias a partir da observação do homem no seu meio ambiente. Por outro lado, o sociólogo francês Émile Durkheim usa o termo de maneira distinta. Para Durkheim, os fatos sociais são considerados objetos únicos de estudo da sociologia. Na perspectiva durkheimiana, as idéias e valores individuais (ou seja, a ideologia) são irrelevantes porque os fatos sociais são manifestações externas, isto é, estão fora e acima das mentes de cada sujeito que integra a sociedade. Portanto, para Durkheim, a ideologia é negativa porque nasce de uma noção "pré-científica" e, por isso mesmo, imprópria para o estudo objetivo da realidade social.
A idelogia segundo Marx
A referência ao pensador e filósofo alemão Karl Marx, é muito importante para qualquer estudo sobre os significados do termo ideologia. O estudo mais relevante de Marx sobre o tema é o texto chamado de "A Ideologia Alemã". Para Marx, a produção das idéias não pode ser analisada separadamente das condições sociais e históricas nas quais elas surgem. Em "A Ideologia Alemã", o fundador do marxismo dirige inúmeras críticas a vários filósofos e ideólogos alemães justamente para demonstrar que o pensamento, as idéias e as doutrinas produzidas por eles não são neutras. Muito pelo contrário, elas estão impregnadas de noções, isto é, de ideologias provenientes das condições sociais particulares da Alemanha daquele período. Marx também distingue tipos de ideologias que são produzidas: política, jurídica, econômica e filosófica. Com base nos pressupostos teóricos do materialismo histórico, o pensador alemão demonstra que a ideologia é determinada pelas relações de dominação entre as classes sociais. Ao se referir à ideologia burguesa, Marx entende que as idéias e representações sociais predominantes numa sociedade capitalista são produtos da dominação de uma classe social (a burguesia) sobre a classe social dominada (o proletariado). A existência da propriedade privada e as diferenças entre proprietários e não-proprietários aparecem, por exemplo, nas representações sociais dos indivíduos como algo que sempre existiu e que faz parte da "ordem natural" das coisas. Essas representações sociais, porém, servem aos interesses da burguesia, classe social que controla os meios de produção numa sociedade capitalista.
Função social da ideologia
Na perspectiva marxista , a ideologia é um conceito que denota "falsa consciência": uma crença mistificante que é socialmente determinada e que se presta a estabilizar a ordem social vigente em benefício das classes dominantes. Quando a ideologia da classe dominante sofre sérios abalos, devido ao surgimento de conflitos sociais (contradições sociais), há riscos de ocorrer uma ruptura da ordem social vigente por um movimento revolucionário.Historicamente, a burguesia também foi uma classe revolucionária que rompeu com a ordem social do feudalismo e impôs o modo de produção capitalista. Portanto, Marx argumenta que na ordem social capitalista, o proletariado, ou seja, todos aqueles que não são proprietários dos meios de produção e precisam vender sua força de trabalho para sobreviver - são os sujeitos depositários da esperança de uma ruptura revolucionária.Para que isso ocorra, entretanto, o proletariado precisa primeiramente romper com a ideologia burguesa. E isso só se torna possível quando ele toma consciência de sua condição de classe dominada e explorada.
Uso corrente do termo "ideologia"
Nas pesquisas sociológicas empíricas (ou seja, de caráter não-teórico), é bastante comum o emprego do termo ideologia. Porém, ele é utilizado como recurso metodológico.O objetivo é somente descrever o conjunto de idéias, valores ou crenças que orientam a percepção e o comportamento dos indivíduos sobre diversos assuntos ou aspectos sociais, como, por exemplo, as opiniões e as preferências que os indivíduos têm sobre o sistema político vigente, a ordem pública, o governo, as leis, as condições econômicas e sociais, entre outros.

4 de mar. de 2008

Carnaval da Bahia. Desorganização na folia.




O carnaval da Bahia uma das maiores e melhores festas do mundo,como qualquer outra tem também seu lado ruim, que é escondido a todo instante pela mídia. Enquanto os foliões se divertem brigas e furtos acontecem durante o circuito e também na concentração dos trios.
Para proteger o folião que se submete a sair nas ruas para brincar o carnaval foram colocados 20 mil policiais responsáveis pela segurança. Os foliões q forem pegos se aproveitando dessa festa linda para brigar ou roubar serão detidos e levados para contêineres(selas improvisadas) e só serão soltos na quarta-feira de cinzas.
Com o passar dos anos o carnaval baiano vem sendo cada vez mais elitizado. Camarotes lotam as ruas e os foliões da pipoca(assim chamados os que brincam fora das cordas dos blocos) são os que mais sofrem, porque com o aumento de camarotes nos circuitos os espaços nas ruas diminuem. Outro problema é que não estão mais valorizando os blocos afros e afroxés os colocando na programação como o ultimo a sair na madrugada que não tem mais quase ninguém nas ruas para apreciar sua beleza.
O carnaval da Bahia precisa urgentemente de mudanças. É preciso respeito com os blocos afros e afroxés eles são tradição, fazem parte da história dessa festa e merecem respeito assim como as grandes estrelas do momento da axé music baiana .Essa festa precisa ser menos elitizada , menos camarotes e blocos com preços mais accessível, para que todos possam curtir essa festa com muita alegria.